BAROPODOMETRIA COMPUTADORIZADA

O baropodômetro é um equipamento desenvolvido para a análise dos pontos de pressão plantar exercido pelo corpo, tanto em posição estática quanto em movimento.

Consiste de uma plataforma sensível a pressão com sensores piezoelétricos com a mais alta concepção de tecnologia, conectado a um computador o qual utiliza um software apropriado para visualizar imagens coloridas e dados estatísticos, com um alto valor diagnóstico. Identifica agentes diretos ou indiretos que proporcionam ao indivíduo uma instabilidade corpórea, que mais tarde serão impressas sob a forma de gráficos ou planilhas.

Na Europa, o baropodômetro é muito utilizado também em exames com pacientes diabéticos, para detectar as áreas de maior pressão nos pés, podendo assim aliviá-la evitando a formação de úlceras e em casos mais graves a amputação dos pés.

Utilizando um software, através da plataforma baropodométrica é possível detectar a estabilidade do corpo e no espaço, ou seja, as oscilações posturais e o equilíbrio por meio da quantificação da posição corporal em relação a sua base de suporte que assegura o centro de gravidade dentro do polígono de sustentação.

O objetivo no diagnóstico deste exame é avaliar os seguintes parâmetros:
- A postura do paciente na posição estática, ou seja, em pé parado;
- Disfunções funcionais de equilíbrio e estabilidade;
- Divisão das cargas corporais em condições ortostáticas;
- Análise dinâmica da marcha e sua distribuição da cargas durante o passo;
- Pico de pressão e tempo de contato com o solo;
- Detecção das áreas de risco do pé;
- Auxílio na confecção de órteses plantares/palmilhas;
- Detectar alterações biomecânicas do pé, pelve e coluna;
- Diferença de comprimento dos membros inferiores.