DRENAGEM LINFÁTICA

Totalmente indolor, a drenagem linfática é uma massagem que deve ser feita por especialistas com formação e experiência em Drenagem Linfática e tem como objetivo eliminar líquidos e toxinas (resíduos metabólicos) presentes no corpo, além de estimular a circulação linfática, regenerar a pele e tratar a celulite.

O Que É Drenagem Linfática?

Como o próprio nome diz, a Drenagem linfática é uma tipo de massagem que trabalha com o sistema linfático. Essa massagem ajuda na captação da Linfa, que se trata de uma substância que se acumula entre as células do corpo, é incolor, viscosa, e carrega uma alta quantidade de substâncias e resíduos tóxicos. A drenagem linfática ajuda muito quando as pessoas estão com retenção de líquido, principalmente as mulheres em períodos que antecedem a menstruação, gestantes e  pós operatório.

A massagem é feita através de movimentos circulares contínuos utilizando apenas as mãos e polegares. O movimentos devem ser repetitivos, ritmados e suaves, respeitando o movimento da linfa pela pele, que ocorre lentamente. Não há necessidade de provocar dor com procedimento, a massagem deve ser suave. A sensibilidade é diferente para cada pessoa, pessoas mais sensíveis podem sentir um desconforto, principalmente em pós operatório de Cirurgia Plástica, pois estão edemaciadas e o procedimento cirúrgico deixa a região dolorida, porém a Drenagem Linfática nunca deve causar dor. 

Um dos motivos que mais leva as mulheres para as sessões de drenagem linfática é a remoção das tão indesejadas celulites. A celulite é formada por uma série de motivos, como sedentarismo, má alimentação, stress, mas tudo começa com a retenção de liquido, que dificulta a oxigenação do tecido, que sem uma correta nutrição endurece e forma os tão temidos nódulos. A drenagem linfática trabalha exatamente na eliminação dos líquidos acumulados, permitindo uma melhor respiração da pele. Portanto trará excelentes resultados para a prevenção de novos nódulos de celulite e ajuda a diminuir o fator que causa a celulite, mas usada isoladamente não trará resultado é necessário combinar com outros tipos de tratamentos estéticos.

Outra aplicação da drenagem linfática é a eliminação de gordura, através da eliminação dos líquidos de áreas mais propensas ao seu acumulo, como coxas, abdome, e culote. Também ativa o metabolismo o que aumenta a queima das reservas de gordura no organismo.

O tempo ideal para realização da drenagem é de 1 hora, e normalmente já é possível notar os resultados nas primeiras aplicações.

Além do efeito estético, a drenagem linfática também é utilizada para tratamento de diversas doenças que estão ligadas ao sistema cardiovascular, como a Elefantíase.

Este é um tratamento que deve ser feito de forma frequente para ter resultados. Para pós operatório recomendamos uma sessão diária nos primeiros 30 dias, e para casos de retenção de liquido de 1 até três vezes por semana. Cada caso deve ser analisado de forma particular, o ideal é a realização de uma avaliação com um profissional experiente antes de iniciar o tratamento.

A repetição regular é importante porque, quando a pessoa deixa de fazer a drenagem linfática, a retenção de líquidos volta. Em uma semana já é possível sentir novamente os edemas, mas isso varia desde a relação entre peso e altura, até consumo excessivo de sódio e se há ou não ingestão adequada de fibras. 

Dicas: para potencializar os resultados da Drenagem Linfática procure fazer também uma alimentação balanceada, ingerir liquido ao longo do dia e aliar a prática da atividade física.

Alimentação balanceada, os resultados desse tratamento para melhorar a circulação serão muito melhores se o paciente se alimentar bem. Reduzir a quantidade de sódio, por exemplo, ajuda muito a diminuir a retenção de líquidos, um dos problemas tratados pela drenagem linfática. E o sódio não está presente apenas no sal, ele é muito comum em alimentos industrializados, mesmo os doces como biscoitos recheados, sucos em pó e refrigerantes.

Por outro lado, vale a pena incluir mais fibras na sua alimentação, pois isso melhora o trânsito intestinal e com isso há uma melhora também na retenção de líquidos.

Ingestão de líquidos, pode parecer irônico, mas quanto mais líquidos você ingerir, menos retenção terá! Isso porque o nosso corpo tem um equilíbrio muito grande com a água, portanto, quanto menos ela estiver disponível no corpo, mais ela ficará retida ? e menos ela será eliminada na urina, por exemplo. Por isso mesmo, garantir que seu corpo está sempre bem hidratado ajuda a reduzir a retenção, potencializando a sua drenagem linfática. 

Atividade física regular, aumentar a quantidade de atividade física sempre será indicado quando o assunto é saúde. No caso da drenagem, o exercício aumenta a oxigenação do corpo, o que favorece a ação da sua drenagem linfática. 

Contra – indicações

A drenagem linfática está contraindicada para pessoas com infecção, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo. Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada também devem evitar o tratamento. Pacientes que estejam usando alguns remédios específicos para o tratamento de quimioterapia também são contraindicados, pois há possibilidade de restos tumorais de células cancerígenas serem captados nos linfonodos e metastizados em outros órgãos do corpo.

Não é necessária prescrição médica para fazer drenagem linfática.

Grávida pode fazer?

Não só podem como devem! O edema, ou retenção de líquidos, é um problema comum na gravidez, e a drenagem é perfeita para reduzir esse incomodo. Ela ainda pode ajudar prevenir a celulite e as estrias, diminui bastante o inchaço corporal ao final do dia.


Porém, essa drenagem só pode ser feita com aval do médico! Normalmente isso ocorre a partir do terceiro mês de gestação e a massagem deve ser diferenciada, pois não se deve drenar a região abdominal e da mama, e sim apenas fazer movimentos de deslizamento suaves. A gestante não pode ficar de bruços e por isso a drenagem na parte posterior é feita com a paciente de lado.

Como a drenagem linfática funciona?

A drenagem linfática é uma massagem realizada por meio de uma técnica específica (nas vias linfáticas e nos linfonodos) que estimula a regeneração dos tecidos e a circulação linfática, eliminando os líquidos entre os tecidos e resíduos metabólicos.

No entanto, esse resultado só é conquistado quando a técnica é realizada por profissionais especializados, como é o caso da equipe da Plastike.

 

Quais os principais benefícios da Drenagem Linfática?

Além do seu efeito tranquilizante e relaxante, a drenagem linfática:

  • melhora o sistema imunológico;
  • melhora a circulação linfática;
  • diminui os sintomas da TPM;
  • reduz a retenção de líquidos e, por consequência, o inchaço;
  • faz com que a pele ganhe uma aparência mais saudável;
  • auxilia no tratamento da celulite;
  • auxilia na recuperação pós operatória;
  • auxilia no tratamento do linfedema;
  • auxilia no tratamento de emagrecimento;
  • auxilia no tratamento pós operatório do Câncer de mama.